CONSEG Conselho Comunitário de Segurança Barueri – Alphaville/Tamboré
Abaixo estão as campanhas que foram realizadas em parceria com as autoridades militares em diretorias atuais e anteriores.

"Campanha Pedestre do Bem"
Conseg e Demutran unindo esforços para prevenir os riscos
acidentes de trânsito em Barueri
O Conseg Alphaville/Tamboré em parceria com o Demutran lançou a 2ª "versão" da Campanha Pedestre do Bem no dia 17 de outubro (quarta-feira) - Alameda Rio Negro – em frente ao Bar Brahma às 08h00min. Devido aos acidentes de trânsito e os riscos que os pedestres vêm desafiando nas vias da Cidade, o principal foco será a conscientização deles.

"Atualmente cerca de 2 milhões de pessoas morrem por ano, vítimas da violência no trânsito, e o número de feridos é ainda mais alarmante. Levando em conta que dois dos principais fatores que influenciam no crescimento da taxa de mortalidade no trânsito são a relação "comportamento e segurança dos usuários" e o excesso de velocidade". Fonte: www.denatran.gov.br

A Campanha Pedestre do Bem é uma ação consciente, que visa adotar a mudança de comportamento, desta vez o pedestre será o público-alvo, sem deixar de atingir o motorista. Serão realizadas abordagens, entregas de brindes personalizados, folhetos/revistas explicativas, além de exposição de faixas educativas em oito locais estratégicos na cidade de Barueri, principalmente nos bairros de Alphaville e Tamboré, incentivando o pedestre e o motorista a respeitarem a sinalização. A ação será composta por quatro profissionais, sendo dois Agentes do Demutran e 2 atores caracterizados de mascote – Agente Demutran e Conseguito. Locais de atuação: Barueri com foco nos bairros de Alphaville e Tamboré.

Periodicidade: trimestral.

Realização: Conseg Alphaville/Tamboré e Demutran

Patrocínio: Hville Veículos

Apoio: Prefeitura de Barueri e Secretaria de Cultura

"Respeito no trânsito, uma questão de Educação"
A campanha foi desenvolvida pelo Conseg Alphaville/Tamboré, visando reduzir os índices de acidentes no trânsito nos bairros. Objetivo: alertar a comunidade sobre a importância em manter o RESPEITO mútuo no trânsito. Outra etapa da Campanha aconteceu em parceria com o Sindicato das Auto Motos Escolas de São Paulo, com a colaboração do instrutor Murilo José Mendes Martins que ministrou palestras para alunos de idade entre 5 e 10 anos – das escolas dos bairros de Alphaville/Tamboré.
Objetivo: manter as crianças informadas sobre os riscos de acidentes no trânsito e como evitá-los. Foram abordados temas como: travessias nas ruas, utilização obrigatória do cinto de segurança, estacionamento em fila dupla na porta das escolas, noções sobre o Código Nacional de Trânsito entre outros.
Contato pelo telefone (11) 4195-5400 com Fabiana Ruiz.

Segurança Pessoal
A partir de 2004, o CONSEG em parceria com o 20º BPM/M inovou realizando palestras sobre "segurança pessoal", voltadas aos moradores dos condomínios horizontais e verticais em Alphaville e Tamboré. O objetivo é apresentar orientações sobre o comportamento preventivo adequado para evitar roubos, assaltos, seqüestros relâmpagos e outros crimes contra a pessoa. Objetivo: a campanha pretende conscientizar a comunidade sobre os truques e artimanhas utilizados pelos bandidos ao tentar abordar as vítimas em potencial.
Major Dorival A. Filho – 20º BPM/M – Colaborador

"Prevenção na vigilância Empresarial"
A partir de julho de 2008, em parceria com a 5ª CIA do 20º BPM/M, o Conseg passou a oferecer palestras com informações preventivas ao pessoal de chefia do setor segurança das empresas instaladas no Tamboré contra o avanço de ocorrências locais. A palestra, ministrada pelo 1º Tenente PM Lycurgo Henriques, comandante da 5ª CIA tem como objetivo dar base e incrementar novas ações e operações em segurança interna das empresas.
1º Tenente PM Lycurgo Henriques - Colaborador

"Polícia Civil e Você"
Em parceria com a Polícia Civil o Conseg realiza palestras voltadas aos moradores dos condomínios horizontais e verticais da região, ministradas pelo Delegado Titular do 2° Distrito Policial, instalado em Alphaville. Objetivo: esclarecer as dúvidas da comunidade sobre as atribuições da Polícia Civil e sua área de atuação (Barueri). Explica sobre a importância do registro do Boletin de Ocorrência, do comportamento preventivo e dá dicas contra golpes e outros.
Del. Dr. Gilberto Pereira de Brito
Delegado de Santana de Parnaíba
- Colaborador

"Acidentes domésticos"
Em parceria com a Defesa Civil, o Conseg oferece palestra de orientação contra os acidentes domésticos. Objetivo: alertar a comunidade sobre os riscos iminentes dos acidentes domésticos, envolvendo produtos químicos, queda de idosos e crianças; problemas com abelhas, cupins, cobras, escorpiões e cachorros de grande porte.
Inspetor Pedro Domingues – Defesa Civil de Barueri

"Noções Antidrogas"
Em parceria com o Exército Brasileiro, através do Ten. Coronel EB, Armando Lemos, o Conseg oferece palestras de noções antidrogas, orientando o público fixo e flutuante sobre os riscos do envolvimento com as drogas. Objetivo: alertar a comunidade sobre o comportamento dos usuários, as causas e efeitos da utilização indevida de drogas e a identificação e convívio com o vício ou com o usuário.
Ten. EB Cel. Armando Lemos - Exército Brasileiro - Colaborador